O município de Quissamã deu mais um passo importante rumo ao reconhecimento nacional ao receber, nesta terça-feira (19), a visita técnica da agente de cooperação da Fiocruz, Maíza Bomfim. A ação faz parte do processo de validação das experiências selecionadas para o 1º ciclo da Rede ColaboraAPS. O encontro aconteceu na sede administrativa da Prefeitura e contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Saúde, Sabrine Pereira, da subsecretária Milena Viana, da coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Daiana Chagas, da coordenadora de Planejamento e Gestão em Saúde, Delba Barros, e da responsável pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), Alba Valéria Abreu.
A visita teve dois objetivos centrais. O primeiro foi verificar, in loco, a experiência de Quissamã na vigilância alimentar e nutricional, garantindo que o trabalho apresentado na Chamada Pública correspondesse à realidade municipal. Segundo Maíza Bomfim, o impacto das ações nas unidades de saúde do Carmo e Santa Catarina superou as expectativas: a integração entre diversos setores, o engajamento das equipes e a organização das atividades ultrapassaram o que havia sido descrito no documento.
O segundo objetivo foi preparar a visita de quatro municípios, que conhecerão, em fevereiro, a experiência de Quissamã como parte da etapa de intercâmbio e cooperação da Rede ColaboraAPS.
A presença da Fiocruz nas unidades de saúde mobilizou as equipes e elevou a autoestima dos profissionais da Atenção Primária, que se sentiram reconhecidos pelo trabalho desenvolvido. A experiência de Quissamã foi uma das 29 selecionadas entre 472 inscritas na fase inicial da Rede ColaboraAPS, coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde.
Para a vice-prefeita e secretária de Saúde, Sabrine Pereira, a visita representa um marco importante:
“A visita da Fiocruz reforça que estamos no caminho certo. Essa validação é o reconhecimento de um trabalho sério e coletivo, que valoriza o cuidado integral, a vigilância efetiva e a humanização do SUS.”
Com a finalização da visita técnica, Quissamã inicia uma nova fase dentro da Rede ColaboraAPS, criando oportunidades para troca de saberes, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



