Racismo Ambiental e Saúde será tema de roda de conversa da ENSP e UFPA na COP30 Amazônia-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

12/11/2025

Atividade busca discutir  uma agenda técnico-política voltada à saúde de populações negra, indígena, quilombola e ribeirinha, a partir de uma perspectiva participativa, intersetorial e interseccional.

Por Tatiane Vargas, no Informe Ensp

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) participa da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30 Amazônia) com a realização da Roda de Conversa ‘Racismo Ambiental e Saúde de populações vulnerabilizadas – por uma agenda prioritária e participativa de gestão’, no dia 12 de novembro, às 14h, realizada com o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A atividade é coordenada pela pesquisadora da ENSP Roberta Gondim, professora da Escola, membro da Comissão Permanente de Diversidade e Equidade da ENSP e representante da instituição no Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, e pelo professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Hilton Pereira.

De acordo com Roberta Gondim, o debate parte do reconhecimento de que o racismo ambiental produz impactos que agravam as condições de vida e saúde de populações já historicamente vulnerabilizadas.

“As dinâmicas territoriais, políticas, econômicas e sociais impactam diretamente nas condições de saúde dessas populações, resultando em uma ampla gama de doenças, desde as transmissíveis até as não transmissíveis, como as cardiorrespiratórias e a saúde mental. Esses efeitos recaem, sobretudo, sobre populações negra, quilombola, ribeirinha e indígena, além de povos de terreiro e outros grupos minorizados”, destaca a pesquisadora.

A proposta da roda de conversa é promover a discussão sobre a necessidade de inclusão de políticas e ações loco-regionais na agenda governamental, voltadas à relação entre racismo ambiental e saúde, em uma perspectiva participativa, intersetorial e interseccional.

“Nosso objetivo é proporcionar diálogos contextualmente situados e fomentar desdobramentos que possam contribuir para a construção de uma agenda de prioridades e compromissos concretos”, explica Roberta.

A atividade propõe reunir gestores públicos, profissionais de saúde e das políticas ambientais e sociais, além de representantes de movimentos sociais, em um espaço de troca, escuta e formulação coletiva.

A expectativa é poder pautar uma agenda técnico-política que contemple ações voltadas à saúde das populações mais impactadas pelo racismo ambiental, fortalecendo o papel da Fiocruz e da ENSP no enfrentamento das desigualdades e na promoção da justiça ambiental e social.

“A COP30, por ocorrer na Amazônia, representa um momento ímpar e estratégico para inserir esse debate nos fóruns multiatores presentes no evento. É uma oportunidade de reafirmar o compromisso do SUS e da Fiocruz com a equidade e com a saúde das populações historicamente vulnerabilizadas”, ressalta a pesquisadora.


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário