para que serve Remada baixa, variações (e como fazer)-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

21/09/2025

A remada baixa, também chamada de remada sentada, é um exercício geralmente realizado na polia baixa, indicado para o fortalecimento e desenvolvimento da musculatura das costas. 

Esse exercício é considerado seguro e acessível tanto para iniciantes quanto para praticantes avançados, já que o aparelho oferece maior estabilidade e ajuda a reduzir a sobrecarga na região lombar. Além disso, pode ser realizado em variações de pegada, como supinada, pronada ou neutra.

A remada baixa deve ser realizada com acompanhamento de um profissional de educação física, que poderá indicar a carga adequada e corrigir a técnica, assegurando que os músculos corretos sejam ativados durante o exercício.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O exercício remada baixa pode ser indicado para:

  • Fortalecer os músculos das costas;
  • Favorecer a hipertrofia da região dorsal;
  • Melhorar a postura e estabilidade da coluna;
  • Desenvolver força para movimentos de puxada no dia a dia.

Além disso, a remada baixa é considerada um exercício seguro e acessível, pois o uso da máquina ajuda a reduzir o estresse nas articulações e diminui a sobrecarga na lombar.

Trabalha qual músculo

Os principais músculos trabalhados na remada baixa são o latíssimo do dorso e o trapézio, responsáveis por realizar o movimento de puxada e aproximar as escápulas.

Além deles, atuam como músculos auxiliares o bíceps, o deltóide posterior e o braquiorradial, que contribuem para flexionar os cotovelos.

Para manter a postura estável, alguns músculos de sustentação, como a lombar, rombóides, eretores da espinha, abdômen e lombares, têm a função de garantir que o tronco permaneça ereto e alinhado ao longo do movimento.

Variações da remada baixa

Algumas formas de realizar a remada baixa são:

1. Remada baixa supinada

A remada baixa supinada é uma variação do exercício realizado com as palmas das mãos voltadas para cima durante a execução, o que enfatiza os bíceps e os músculos dorsais, mantendo ação também sobre trapézio e rombóides.

2. Remada baixa neutra

Nesse exercício, a pegada é neutra, com as palmas das mãos voltadas uma para a outra, favorecendo a ativação equilibrada dos músculos das costas, como o latíssimo do dorso, trapézio e rombóides.

A remada baixa neutra também é recomendada por reduzir a tensão sobre punhos e cotovelos, tornando o movimento mais confortável e seguro.

3. Remada baixa aberta

A remada baixa aberta é realizada com uma barra reta maior conectada ao aparelho, para que ocorra o posicionamento das mãos além da largura dos ombros. 

Essa variação enfatiza os músculos da parte superior das costas, especialmente trapézio e rombóides, permitindo maior amplitude de movimento nos ombros.

4. Remada baixa pronada

A remada baixa pronada é uma variação do exercício voltada para dar maior ênfase no deltóide posterior, rombóides e trapézio, além de continuar trabalhando os músculos dorsais de forma geral.

Esse exercício é realizado na pegada supinada, ou seja, com as palmas das mãos voltadas para baixo, durante o movimento.

5. Remada baixa com triângulo

A remada baixa com triângulo é executada segurando o acessório em formato triangular conectado ao cabo.

Esse acessório permite uma pegada mais fechada, aumentando o isolamento do latíssimo do dorso e promovendo uma maior aproximação das escápulas durante o movimento.

6. Remada baixa unilateral

A remada baixa unilateral pode ser realizada na polia ou na máquina articulada, segurando uma alça por vez e trabalhando um lado do corpo de cada vez.

Essa variação da remada baixa é indicada para ajudar a corrigir desequilíbrios musculares.

Como fazer

Para executar a remada baixa é importante seguir os seguintes passos:

  1. Regular a altura do cabo, para que ao segurar o acessório, ele esteja alinhado à altura do abdômen;
  2. Ajustar os pés sobre o suporte, com os joelhos levemente flexionados;
  3. Conectar a barra no cabo, seja a barra reta, triângulo ou alça;
  4. Ajustar a carga;
  5. Segurar a barra, de acordo com a variação desejada;
  6. Puxar em direção ao abdômen, com os cotovelos para trás;
  7. Retornar à posição inicial, sem relaxar completamente o tronco.

Pode-se repetir entre 10 a 12 vezes, durante 2 a 3 séries, ou conforme a orientação do educador físico.

Cuidados durante a remada baixa

Durante a execução da remada baixa, é importante controlar a respiração, inspirando ao retornar a barra e expirando ao puxá-lo em direção ao abdômen. 

A postura lombar deve ser mantida neutra, evitando arqueamentos excessivos, e com abdômen ativado para proteger a coluna. 

Também é importante respeitar a amplitude do movimento, evitando soltar totalmente a barra, mantendo sempre a tensão nos músculos.

Conteúdo Relacionado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário