Campanha tem o objetivo de manter cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes atualizadasEdu Kapps/Secretaria Municipal de Saúde
Rio – O Rio está mobilizado para o dia D de multivacinação, neste sábado (18), com mais de 500 pontos na cidade. A campanha é realizada nas unidades de Atenção Primária e no Super Centro Carioca de Botafogo, na Zona Sul, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em shoppings e outros locais com grande circulação de pessoas. A ação, que acontece até às 17h, é voltada para crianças e adolescentes, mas também disponibiliza imunizantes para os adultos. Até o momento, foram aplicadas cerca de 11 mil doses.
A campanha tem o objetivo de estimular pais e responsáveis a manterem as cadernetas de vacinação dos filhos atualizadas, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. As crianças e adolescentes podem ser imunizados contra hepatite A, HPV, influenza, covid-19, BCG, hepatite B, pentavalente, tríplice viral, varicela, ACWY, pneumo 10, meningo C, DTP, febre amarela, rotavírus, entre outras. Já os adultos podem atualizar a proteção contra o sarampo e febre amarela.
“A campanha de multivacinação é um esforço para garantir que nenhuma criança fique sem proteção. São muitos profissionais diretamente envolvidos na revisão das cadernetas de vacinação e na aplicação das vacinas que estejam faltando”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A SMS alerta os adultos a levarem as cadernetas de vacinação da criança e do adolescente, ou outro documento que comprove a situação vacinal, para que as equipes apliquem as doses que estejam pendentes. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar a clínica da família ou o centro municipal de saúde mais próximo. Desde o início da ação, em 6 de outubro, já foram avaliadas 33.540 cadernetas e aplicadas mais de 55 mil doses. A campanha se estende até o próximo dia 30.
Fiocruz comemora 125 anos com vacinação e festa
A Fundação Oswaldo Cruz participa do dia D em parceria com a SMS. Neste sábado, além da campanha de imunização, a instituição promove o “Fiocruz pra Você”, em comemoração aos 125 anos. O evento celebra a saúde e a cidadania, oferecendo vacinação para crianças e adultos, atividades culturais, espaços de lazer, oficinas interativas, ações de divulgação científica, iniciativas de promoção da saúde e contra a desinformação. A ação ocorre até às 17h e a primeira criança do Rio foi vacinada às 8h, na Biblioteca de Manguinhos, na Zona Norte.
De acordo com o presidente da Fiocruz, Mário Moreira, o evento, que também ocorre nas cidades que sediam unidades e escritórios regionais da fundação, como Manaus, Porto Velho, Brasília, Eusébio (CE), Teresina, Salvador, Belo Horizonte, Ribeirão Preto (SP) e Curitiba, tem como objetivo, além da campanha de multivacinação, popularizar a ciência e mostrar o papel dela no desenvolvimento humano da população.
“A Fiocruz, como é de sua tradição, abre as portas para a população brasileira (…) Estou convocando todos, papais, avós, mamães e avôs: tragam seus filhos, seus netos, seus amigos, seus vizinhos. É dia de vacinar, é dia de saúde. A vacina, que foi muito maltratada há alguns anos e que ainda está em cheque em alguns países é, sem dúvida nenhuma, o instrumento mais eficaz para garantir a saúde da população. O Brasil tem tradição nisso, o Programa Nacional de Imunizações sempre foi referência mundial. Temos o dever de recuperar as nossas taxas de vacinação”, destacou o presidente.
A pesquisadora da Fiocruz e ex-ministra da Saúde, Nisia Trindade, reforçou a importância da vacinação. “Não podemos baixar a guarda, esse trabalho é constante. A Fiocruz se soma a esse movimento de todo o Brasil, coordenado pelo Ministério da Saúde, e também dá sua contribuição com as vacinas, com o controle de qualidade. É um trabalho de todos (…) A mensagem de hoje é: vamos deixar nossas crianças e nossos adolescentes com a vacinação em dia”.
Outubro Rosa
O dia D também é marcado pelos serviços voltados à saúde da mulher, por meio da campanha Outubro Rosa. As unidades de Atenção Primária do município intensificaram as ações preventivas e de planejamento sexual voltadas para o público feminino e disponibiliza consultas, avaliação de exames, coleta de preventivo para a faixa etária de 25 a 64 anos, exame clínico das mamas e solicitação de mamografia, inserção de DIU e implanon, testes rápidos de sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), prescrição e dispensação de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e atendimentos de saúde bucal.
Nos pontos extras de vacinação e atendimento, as equipes de saúde realizarão ações de orientação, promoção da saúde e testagem de sífilis e outras ISTs. “Neste sábado, nossas unidades estarão de portas abertas para cuidar da saúde das mulheres e das famílias. Além de manter a caderneta de vacinação em dia, realizamos uma grande mobilização para o rastreamento do câncer de mama e de colo do útero, da sífilis e de outras ISTs, além de oferecer serviços de planejamento reprodutivo”, explicou a superintendente de Atenção Primária à Saúde, Larissa Terrezo.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado