Exame toxicológico para todos pode barrar 30% dos candidatos à 1ª CNH
Modelo de Carteira Nacional de Habilitação para condutores de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Detran-MS)

O exame toxicológico, que detecta o uso de substâncias ilícitas, passou a ser obrigatório para todos os candidatos à primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em dezembro do ano passado. Antes, ele era exigido apenas de quem buscava autorização para dirigir veículos nas categorias C, D e E (vans maiores, caminhões e ônibus).

O exame toxicológico tornou-se obrigatório para todos os candidatos à primeira CNH desde dezembro de 2023, não mais restrito apenas às categorias C, D e E. Segundo estimativas da Fiocruz e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, cerca de 30% dos candidatos podem ser barrados devido ao histórico de uso de substâncias ilícitas. Com aproximadamente três milhões de Permissões Provisórias para Dirigir emitidas anualmente, entre 390 mil e 870 mil usuários de drogas obtinham a primeira habilitação. O exame detecta diversas substâncias, incluindo anfetaminas, canabinoides e derivados de cocaína, sendo que medicamentos controlados com prescrição médica devem ser previamente informados ao laboratório.

Com isso, cerca de 30% dos candidatos poderão ser barrados, conforme estimativa divulgada pelo Jornal do Carro, do Estadão, nesta quarta-feira (7). Hoje, em Campo Grande, um teste do tipo custa em média R$ 140 nos laboratórios particulares e fica pronto em sete dias úteis.

O dado sobre possível reprovação é baseado em números da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) e da Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), que indicam que cerca de 13% dos jovens entre 14 e 17 anos já fizeram uso de drogas e que 29% dos jovens entre 18 e 24 anos têm histórico de consumo.

Publicação do SOS Estradas, que produz informação e realiza ações para evitar tragédias no trânsito, reforça que é razoável estimar que o exame toxicológico possa impedir 13% a 29% dos candidatos de tirar a primeira carteira.

A emissão anual é de aproximadamente três milhões de PPDs (Permissões Provisórias para Dirigir), isso significa que entre 390 mil (13%) e 870 mil (29%) usuários de drogas, eventuais ou frequentes, estavam tirando a primeira habilitação todos os anos.

As sustâncias que podem ser detectadas pelo exame toxicológico são:

  • Anfetaminas, como Metanfetamina, MDA (Metilenodioxianfetamina), MDMA (Metilenodioxianfetamina ou Ecstasy/Molly), Anfepramona e Femproporex;
  • Mazindol, supressor de apetite;
  • Canabinoides, ou maconha e seus derivados, como THC e THC-COOH (Carboxy-THC);
  • Derivados da Cocaína, como Benzoilecgonina, Cocaetileno e Norcocaína;
  • Derivados do ópio, como Morfina, Codeína e Heroína.

É possível que medicamentos prescritos, como alguns analgésicos opioides (medicamentos derivados do ópio), benzodiazepínicos (por exemplo, diazepam) e estimulantes (por exemplo, ritalina), sejam identificados e constem nos resultados. É importante avisar previamente o laboratório sobre o uso de qualquer medicação controlada e apresentar a prescrição médica.

Em vigor desde 2016, a exigência do toxicológico para as categorias C, D e E provocou queda significativa na detecção de drogas entre condutores, conforme demonstrou pesquisa do MPT (Ministério Público do Trabalho) e TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Mato Grosso do Sul em 2019: o percentual de positivos caiu de 34% em 2015, para 13,9% em 2019.


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário