Repórter: Arnaldo Santtos / Ascom Samu
Repórter Fotográfico: Arnaldo Santtos / Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu, nessa quarta-feira (17), mais uma edição do Curso Introdutório ao Atendimento Pré-Hospitalar Móvel para acadêmicos de medicina. A iniciativa destinada a 51 acadêmicos (40 do Cesmac e 11 da Uncisal) ocorreu no auditório do Centro Universitário Cesmac (a parte teórica) e no Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central do Samu Maceió (parte prática), no bairro Farol.
O curso é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Samu, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Centro Universitário Cesmac. Durante o curso, foram abordados temas cruciais para a formação dos profissionais de saúde, capacitando-os para agir com eficiência e segurança em situações de urgência e emergência. Ainda foram apresentados os fundamentos da Portaria 2.048/GM, de 5 de novembro de 2002, do Ministério da Saúde (MS), e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Samu.
A portaria normatiza o serviço de atendimento pré-hospitalar móvel e estabelece regras que vão desde as especializações da equipe médica até as características dos veículos e os equipamentos a serem utilizados nas ambulâncias. O curso é estruturado para que os futuros médicos tenham um conhecimento abrangente sobre os serviço de urgência e emergência pré-hospitalar móvel e, por isso, foi apresentada a estrutura de como funciona o serviço, inclusive a Central de Regulação de Urgências (CRU), que integra profissionais do Samu e do Corpo de Bombeiros num mesmo local, e que a sendo um setor fundamental no atendimento inicial, especialmente, ao politraumatizado.
A apresentação de todo processo de estágio foi feita pelo coordenador do NEP, Luiz Antonio Mansur Branco. A normatização do SUS e Samu, as portarias e legislação concernentes ao atendimento pré-hospitalar móvel, especialmente a Portaria 2048, foram apresentadas pelo médico Rodrigo Nicácio Santos Cruz.
Já a Central de Regulação foi apresentada pelo médico Alanderson da Costa Moreira dos Santos. Para conhecer o atendimento inicial ao politraumatizado, os acadêmicos tiveram aula com o médico Jack Emerson Barros Viana. “O APH é essencial para os acadêmicos de medicina porque preparam para enfrentar situações críticas do dia a dia, quando estiverem em um atendimento real. O curso oferece conhecimento e habilidade aos acadêmicos, garantindo um aprendizado de qualidade e isso reflete a um excelente atendimento ao usuário de assistência pré-hospitalar móvel”, frisou a coordenadora geral do Samu Maceió, Beatriz Santana.
Os participantes tiveram a oportunidade de participar de simulados práticos que incluíram pranchamento e rolamento de vítimas de colisões de carro e moto, manobras de desobstrução de vias aéreas em adultos e crianças e o uso do Desfibrilador Automático Externo (DEA) e desfibrilador convencional, em situações de queda de moto e múltiplas vítimas.
O médico Luiz Antonio Mansur Branco reforçou a importância do curso. “O NEP desempenha um papel aos profissionais ao oferecer cursos como este, pois garante que os futuros profissionais de saúde estejam aptos para os desafios do atendimento pré-hospitalar, promovendo um serviço de urgência e emergência mais eficaz e seguro”, destacou.
Qualidade
Os acadêmicos vão ficar no Samu por um período de cerca de seis meses. No final do estágio, vão apresentar um caso, seja teórico ou real (vivenciado no Samu) para apreciação e nota, como conclusão do estágio em atendimento pré-hospitalar móvel.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que o Curso Introdutório de APH promovido pelo NEP do Samu Maceió é um exemplo de como a formação contínua e prática é essencial para a qualificação dos profissionais de saúde.
“Ao capacitar acadêmicos, o curso garante que a população receberá um atendimento pré-hospitalar eficiente e de alta qualidade, refletindo diretamente na melhoria dos serviços de urgência e emergência, prestados pelos profissionais do Samu à população”, destacou o secretário.
Source link