São Bernardo do Campo consolidou sua posição como um dos principais polos de formação médica do país ao ser selecionada em um edital estratégico do Ministério da Saúde. O programa municipal de Medicina de Família e Comunidade agora conta com seis bolsas do tipo R3, destinadas a médicos que já concluíram os dois anos básicos da residência e buscam especialização em Preceptoria (ensino) e Gestão.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Além do custeio federal, a prefeitura garante uma suplementação financeira para os estudantes, tornando o programa atrativo e garantindo que os talentos permaneçam na rede municipal. Para a coordenadora do programa, Bárbara Barreiros, o ganho é mútuo: o residente aprende na prática e o sistema ganha com profissionais atualizados.
“Os residentes têm também um importante papel de apoio no desenvolvimento de projetos de gestão dos departamentos da Secretaria de Saúde. Muitos são pesquisadores atualizados em evidências científicas, o que gera um ganho enorme para o sistema de saúde municipal”, explica Bárbara.

Formação de novos talentos e referência nacional
A chegada das bolsas R3 tem um efeito multiplicador. Esses médicos mais experientes atuam no treinamento dos alunos de primeiro e segundo ano, elevando o nível técnico de toda a rede. Em fevereiro deste ano, São Bernardo celebra a formatura de 137 estudantes em nove programas de residência diferentes.
A excelência do trabalho realizado na cidade já cruzou as fronteiras do estado. Em 2025, o programa de São Bernardo foi destaque no Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, em Manaus, onde apresentou 10 oficinas com uma delegação de 32 profissionais, entre residentes e coordenadores.
Ensino e pesquisa como pilares da saúde
Para o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, a presença de residentes dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais é o que garante uma rede de saúde viva e eficiente.
“Quando nossos equipamentos se tornam campos de estágios, estamos fortalecendo os pilares do ensino e da pesquisa. Os reflexos são muito positivos para o atendimento e para toda a rede de saúde”, destacou o secretário.
Com este investimento, a cidade espera não apenas reduzir a rotatividade de médicos, mas assegurar que o atendimento na ponta — onde o cidadão mais precisa — seja conduzido por profissionais altamente qualificados para resolver casos complexos e gerir os recursos públicos com eficiência.
________
*Com informações: PMSBC
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



