Secretário de Saúde diz que casos começaram há duas semanas; Prefeitura emitiu alerta sobre a doença
São Gonçalo do Pará, no Centro-Oeste de Minas, já soma 10 casos confirmados de sarna humana. Todos surgiram como suspeita e foram confirmados por médicos ao longo das duas últimas semanas de dezembro de 2025. A informação foi confirmada neste sábado (3/1) ao PORTAL GERAIS pelo secretário de Saúde, Antônio Carlos Lima.
“Até então, ainda não havia registros da escariose. O que está acontecendo é uma onda que apareceu a cerca de 14 dias, detectada na triagem do Centro de Saúde 24h e confirmada pelos médicos”.
O secretário detalha ainda o fluxo inicial registrado de pacientes.
“Começou com cerca de seis pacientes dia, chegando a dez. Desde o dia 1º de janeiro para cá, os casos diminuíram, chegando a não ter registros na data de ontem (2/1)”.
Ainda conforme o secretário, o Município, por meio da Secretaria de Saúde, agiu rápido com medicamentos que tem em estoque na Farmácia Municipal e com orientações para conscientizar a população.
“Os tópicos, como a Permetrina (creme/loção 5%), que é a primeira escolha, e os orais, como a Ivermectina (comprimidos). A Ivermectina está sendo ministrada aos agentes de saúde, enfermeiros, técnicos e motoristas, como forma de prevenção”, detalha.
“Possível surto” de sarna humana em São Gonçalo do Pará

No dia 31/12 a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Pará emitiu um alerta sobre um possível surto de sarna humana (escabiose) no município, com base em um “aumento de casos” na cidade. Porém, não detalhou números. A Prefeitura recomenda atenção à população quanto aos sintomas da doença e medidas de prevenção necessárias.
“A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Pará alerta para a possibilidade de aumento de casos de escabiose (sarna humana) na comunidade. A doença é contagiosa e se transmite principalmente pelo contato direto e prolongado com a pele, podendo também ocorrer pelo compartilhamento de roupas, toalhas e roupas de cama”, diz o comunicado divulgado pelo governo municipal na quarta-feira (31/12).
Principais sinais e sintomas
- Coceira intensa, principalmente à noite
- Lesões na pele, vermelhidão e pequenas feridas
- Áreas mais comuns: mãos, punhos, axilas, cintura e região genital
Medidas de prevenção
- Evitar contato íntimo com pessoas com sintomas
- Não compartilhar objetos pessoais
- Lavar roupas e roupas de cama com água quente
- Manter higiene adequada
O que fazer em caso de sintoma
A Prefeitura recomenda que ao surgimento de sintoma, moradores devem procurar a unidade de saúde para avaliação, bem como tratamento adequados. De acordo com o órgão, o tratamento precoce é essencial para evitar a transmissão. “A colaboração de todos é fundamental para o controle e prevenção de surtos”, finaliza.
O aviso da Prefeitura é preventivo, com objetivo de estimular a busca por atendimento médico em casos suspeitos. Além disso, reforçar práticas de higiene e medidas de controle.
Sarna humana tem histórico em Minas Gerais
Embora São Gonçalo do Pará esteja emitindo alertas agora, outras cidades mineiras têm enfrentado situações similares nos últimos anos, como Poço Fundo, no Sul de Minas, que registrou 26 casos de sarna humana em julho de 2024 e adotou medidas de controle em escolas e espaços públicos.
Doença não é de notificação obrigatória no Brasil
A escabiose (sarna humana) não é uma doença com notificação obrigatória universal no país em todas as situações, exceto quando caracterizada como surto epidemiológico em agravos específicos, conforme critérios de vigilância – como ocorreu em São Gonçalo do Pará.
Por isso, muitas vezes os números são divulgados apenas por municípios ou em contextos de investigação local, e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ou o Ministério da Saúde ainda não divulgaram um total consolidado de casos no estado e no país para esses eventos mais recentes.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



