A assistência para gestantes na rede pública da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi destaque nesta sexta-feira, 23, em Maceió.
Com melhor desempenho entre os oito municípios alagoanos selecionados pelo Ministério da Saúde no programa-piloto que incluiu Núcleo de Telessaúde no atendimento para grávidas, o trabalho realizado em Penedo foi referência positiva no painel “SUS Digital na Prática: Como a transformação digital pode reduzir custos e ampliar o acesso nos municípios”.
A exposição aconteceu durante a 13ª Feira dos Municípios Alagoanos, com participação de Ana Estela Haddad, gestora da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), setor vinculado ao Ministério da Saúde.
Dados
Lançado em 2025, o Núcleo de Telessaúde incluiu Penedo em função da ‘maturidade digital’ na rede de Atenção Básica da SMS. Isso significa que os investimentos em tecnologia nos postos atendem demandas inovadoras, uma das marcas da administração do prefeito Ronaldo Lopes.
“Nós fizemos um estudo dos municípios que possuíam maturidade digital, tivemos acesso ao plano de ação dos SUS Digital e dentro do plano de ação, selecionamos municípios com capacidade, naquele momento, em termos de digital, de receber o projeto”, reforça Wagna Martins, gerente do Núcleo de Telessaúde de Alagoas.

O programa-piloto também selecionou municípios com base nos índices de mortalidade materna e neonatal, sendo que as taxas em Penedo estão abaixo até da meta nacional para 2030, de 30 mortes para cada 100 mil nascidos vivos.
A parceria entre os governos federal, estadual e municipal conta também com atuação da Universidade Federal de Alagoas, trabalho conjunto que usa Inteligência Artificial (IA), monitoramento sistemático e orientação especializada, além de treinamentos on-line e presenciais.
Como funciona?
A enfermeira Wkeytiny França, da Coordenação de Atenção Primária à Saúde na SMS, explica como o acompanhamento às mulheres foi ampliado em Penedo.
“A gestante é avaliada na unidade de saúde, sendo que todas as unidades da nossa rede tém profissionais capacitados e que utilizam o programa. Aí ela começa o seu pré natal, faz a primeira consulta e nesse atendimento são solicitados todos os exames laboratoriais e de ultrassom. Ela precisa realizar um ultrassom doppler das artérias uterinas no período de 11 a 13 semanas e 6 dias de gestação Quando receber o resultado, ela volta para a unidade de saúde, onde o médico avalia o ultrassom e faz o preenchimento da ferramenta de teletriagem, onde ocorre a classificação de risco”.
A adoção desse procedimento inovador salva vidas porque prevenir o risco de pré-eclâmpsia, problema de saúde grave gerado pelo aumento da pressão arterial nas grávidas.
A inovação na rede básica de saúde em Penedo analisou 83 gestantes com teletriagem, sendo 37 identificadas com risco habitual, 29 com risco médio e 17 com alto risco, apontando para a relação do risco com quadros de obesidade, sobrepeso e faixa etária, dentre outros aspectos da saúde de cada uma.

“Com esses dados, a gestante consegue ter acesso a cuidados específicos, com médicos especialistas que estão à disposição dos oito municípios assistidos em Alagoas, atendendo no momento oportuno para que a gente possa diagnosticar se ela pode desenvolver uma hipertensão, já no início da gestação, recebendo acompanhamento após o diagnóstico, conforme o risco”, afirma a gestora estadual Wagna Martins.
Para o prefeito Ronaldo Lopes, o resultado da inovação tecnológica é mais um avanço consolidado nos serviços de saúde à população penedense.
“Nós temos investido para que essa assistência melhore cada vez mais, temos o Complexo de Saúde Hélio Lopes funcionando, inclusive com atenção especial à saúde das mulheres, e também desenvolvemos trabalhos em parceria com os governos federal e estadual porque pensamos e agimos sempre em favor do povo de Penedo, essa é a nossa missão e vamos continuar trabalhando para que avançe cada vez mais”, afirmou o prefeito que recebeu uma ambulância do presidente Lula durante agenda de trabalho em Maceió,nesta sexta, 23.
Por Secom PMP
Texto: Fernando Vinícius – jornalista
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



