Seis em cada dez adultos brasileiros estão acima do peso, aponta Ministério da Saúde-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

28/01/2026

Ler Resumo

O índice de obesidade mais que dobrou entre 2006 e 2024 no Brasil. A taxa, que era de 11,8% em 2006 chegou a 24,3% em 2023, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 28. Ao longo de quase duas décadas, o levantamento mostra uma curva contínua de aumento da condição, sem períodos de estabilização ou queda.

Além da obesidade, o excesso de peso também avançou e já atinge mais de 60% da população adulta. Em 2006, esse percentual era de 42,6%. Em 2023, chegou a 61,4%. Ou seja, hoje, seis em cada dez adultos brasileiros vivem acima do peso considerado saudável.

No levantamento, excesso de peso é uma categoria mais ampla, que inclui tanto pessoas com sobrepeso quanto aquelas com obesidade. A obesidade representa a forma mais grave do quadro, associada a maior risco de doenças crônicas e complicações de saúde, como diabetes e hipertensão.

Perfil

O crescimento da obesidade ao longo da série histórica foi observado tanto entre homens quanto entre mulheres. Entre eles, a prevalência passou de 11,4%, em 2006, para 23,8% em 2023. Entre elas, o percentual saiu de 12,1% para 24,8% no mesmo período.

O excesso de peso seguiu trajetória semelhante nos dois grupos. Entre os homens, a prevalência subiu de 47,5% para 63,4% entre 2006 e 2023. Entre as mulheres, passou de 38,5% para 59,6% no mesmo intervalo.

Continua após a publicidade

A análise por faixa etária indica que o avanço da obesidade atinge todas as idades adultas, mas se concentra sobretudo na meia-idade. O maior crescimento foi observado entre pessoas de 35 a 44 anos, grupo em que a prevalência mais que dobrou, passando de 12,8% em 2006 para 27,0% em 2023.

Entre adultos jovens, a obesidade aparece com menor frequência, embora em trajetória de alta. Em 2023, cerca de 9,6% das pessoas de 18 a 24 anos e 17,2% daquelas entre 25 e 34 anos viviam com obesidade. Já entre idosos, aproximadamente 22% das pessoas com 65 anos ou mais apresentavam a condição no último ano analisado.

Assim como ocorre com a obesidade, o excesso de peso também atinge seus maiores percentuais na meia-idade.

Continua após a publicidade

Alimentação: avanços limitados

No campo da alimentação, o relatório mostra avanços pontuais, mas insuficientes para reverter a tendência de ganho de peso. O consumo regular de frutas e hortaliças aumentou ao longo dos anos, mas permanece baixo. Em 2023, menos de um quarto dos adultos relatava consumir esses alimentos em cinco ou mais dias da semana.

Quando considerado o critério mais rigoroso — cinco ou mais porções diárias — os percentuais são ainda menores. O padrão alimentar observado segue distante das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira.

Por outro lado, o consumo regular de refrigerantes apresentou queda ao longo da série histórica, um dos poucos indicadores com evolução favorável. Em 2007, 30,9% dos adultos relataram consumir a bebida em cinco ou mais dias da semana. Em 2023, esse percentual caiu para 14,9%, uma redução de cerca de 16 pontos percentuais. 

Continua após a publicidade

O Vigitel também avaliou o consumo de alimentos ultraprocessados de maneira geral (além dos refrigerantes, esse grupo inclui salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, entre outros). Para isso, as pessoas entrevistadas eram questionadas sobre o consumo de cinco ou mais grupos de alimentos ultraprocessados no dia anterior à entrevista. Em 2018, esse indicador era de 18,4%. Em 2023, subiu para 20,1%.

Conforme mostra o relatório, o consumo desse tipo de alimento se mantém elevado justamente nos grupos etários em que o excesso de peso cresce mais. 

Falha no plano de enfrentamento

Os resultados contrastam com os objetivos definidos pelo próprio governo federal. O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis estabelece como meta deter o crescimento da obesidade até 2030, mantendo a prevalência abaixo de 20%. Pelos dados mais recentes do Vigitel, a taxa já supera esse patamar, indicando que o país se encontra fora da trajetória projetada pelo plano.

Compartilhe essa matéria via:


Source link

Você pode se precisar disso:

Produtos Recomendados

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Ver na Amazon
Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Ver na Amazon
Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ver na Amazon
Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Ver na Amazon
Espaçador Inal-Air Infantil

Espaçador Inal-Air Infantil

Ver na Amazon

* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário