Servidores da ex-Sucam são recebidos no Ministério da Saúde e esperam que PEC 101 avance-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

29/10/2025

A manhã em Brasília foi marcada pela grande Marcha Nacional do Serviço Público. À tarde, os servidores intoxicados da ex-Sucam realizaram um ato em frente ao Ministério da Saúde para cobrar reparação e justiça

Condsef/Fenadsef

Energia e luta não faltaram nesta quarta-feira (29), um dia histórico para os servidores e servidoras!

A manhã em Brasília foi marcada pela grande Marcha Nacional do Serviço Público. À tarde, os servidores intoxicados da ex-Sucam realizaram um ato em frente ao Ministério da Saúde para cobrar reparação e justiça.

A mobilização foi marcada por conquistas importantes: a categoria foi recebida pela chefe de gabinete do ministro da Saúde, Eliane Cruz, e assessores, além de uma comitiva que se reuniu diretamente com o ministro Alexandre Padilha, entregando um documento com as reivindicações dos trabalhadores.

Um dos pontos centrais da pauta é a aprovação da PEC 101/2019, de autoria do ex-deputado Mauro Nazif, que garante plano de saúde vitalício aos servidores intoxicados no exercício de suas funções sanitárias. A proposta já teve sua admissibilidade aprovada na CCJC em 2021 e agora precisa avançar no Congresso.

O Ministério da Saúde informou sobre a intenção de criar um grupo de trabalho (GT) para construir encaminhamentos coletivos e paritários sobre o tema e afirmou que buscará diálogo com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para instalar a comissão especial que deve analisar a PEC 101.

Recentemente, em Patos (PB), servidores também entregaram suas demandas diretamente a Hugo Motta, que se comprometeu a analisar a pauta e apoiar o avanço da proposta.

Esses trabalhadores — verdadeiros heróis nacionais que ajudaram a erradicar doenças como malária e febre amarela — sofrem com graves consequências à saúde causadas pela exposição a pesticidas como DDT e BHC, muitas vezes sem o amparo do Estado.

A Condsef/Fenadsef, por meio de sua Comissão Nacional dos Intoxicados, reforça seu compromisso com a reparação histórica desses servidores e com a aprovação da PEC 101/2019 e do PL 5.489/2023, que asseguram assistência integral à saúde dos intoxicados da ex-Sucam e Funasa.

Justiça, reparação e respeito para quem dedicou a vida à saúde pública do Brasil!

Veja destaques da atividade em nossa página no Instagram:

3396f3efb0 Servidores da ex-Sucam são recebidos no Ministério da Saúde e esperam que PEC 101 avance-radardasaude




Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário