servidores do TJSE concluem semana com aula de yoga – radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

29/08/2025

A semana terminou em clima de relaxamento para cerca de 40 servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) que participaram de mais uma edição do Mexa-SE. Na tarde desta sexta-feira, 22/8, foram realizadas duas aulas no Núcleo de Yoga Ganesh, localizado no bairro Coroa do Meio. Quem participou da aula de yoga buscou melhorar a saúde física e mental, reduzir o estresse e ansiedade, além de aprimorar a flexibilidade, força muscular e equilíbrio.

“Uma aula de yoga aqui nesse espaço maravilhoso, em uma sexta-feira, para que servidores e magistrados passem o final de semana relaxados. Porque a aula de yoga é isso, é para você se conectar consigo mesmo. Nosso programa Mexa-SE busca a saúde do corpo e a saúde mental. Tudo que faz bem para o corpo também faz bem para a saúde mental. E é essa nossa intenção com o Mexa-SE”, disse a desembargadora Iolanda Guimarães, presidente do TJSE.

Conforme a instrutora de yoga Patrícia Bonito, a prática tem como finalidade principal uma jornada interna de autoconhecimento. “A partir desse autoconhecimento, que é feito através de técnicas respiratórias, técnicas corporais de relaxamento e meditação, você acessa níveis de calmaria dentro de você, o que ajuda a reduzir o estresse, trazer mais alongamento para o corpo e força muscular”, destacou a instrutora.

Ela disse ainda que com o trabalho de respiração é possível controlar as emoções. “Controlando as emoções você consegue levar uma vida mais tranquila, mais feliz”, completou Patrícia, que agradeceu a parceria com o TJSE. “Achei muito interessante porque quanto mais a gente consegue levar o yoga para as pessoas, mais elas aprendem que o yoga não é só aquelas posturas que normalmente vemos na internet. Na verdade, o yoga é mais simples”, garantiu.

Uma das participantes foi a analista judiciária Michelle de Holanda Cavalcante. Ela se inscreveu porque tinha curiosidade sobre a prática do yoga. “Achei que seria uma boa oportunidade para conhecer essa técnica. Eu acho excelente o Mexa-SE. Porque estimular sempre o bem-estar e a atividade física é importante, principalmente no âmbito do Judiciário que a gente trabalha com metas, existe aquele estresse para produzir. Na medida em que o tribunal estimula a atividade física, permite que a gente possa ter um momento de lazer e bem-estar”, opinou a servidora.

A presidente do TJSE, que já conhecia a prática, também participou da aula. “Eu gosto da conexão com você mesmo, do silêncio. Você aprender a respirar, a se desconectar para depois se conectar melhor ainda. Precisamos disso porque temos uma vida tão atribulada. Então parar, respirar, pensar é muito bom. E trabalhar o corpo também porque o yoga tem movimentos que ajudam você a relaxar mais”, salientou a desembargadora Iolanda Guimarães.

Esta ação está diretamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)

nº 3 (Saúde e Bem-Estar)
nº 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes)
nº 17 (Parcerias e Meios de Implementação)

Créditos para fonte caso haja

Please follow and like us:

Deixe um comentário