Sesa amplia uso de armadilhas contra o Aedes aegypti em 34 municípios do ES-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

28/10/2025

As ações de enfrentamento ao Aedes aegypti no Espírito Santo ganharam reforço com a ampliação do uso das armadilhas de oviposição, conhecidas como ovitrampas. Implementada pela Secretaria da Saúde (Sesa) há pouco mais de um ano, a estratégia já está presente em 34 municípios capixabas e deve alcançar todo o Estado. Somente em 2025, foram investidos R$ 211 mil na compra de 50 mil kits, que auxiliam tanto na manutenção das atividades quanto na expansão do método.

A metodologia, coordenada pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde, permite identificar áreas de risco a partir da contagem de ovos depositados nas armadilhas. Os kits são compostos por pote, palheta, clipe metálico e levedo de cerveja em pó, utilizado como atrativo às fêmeas do Aedes aegypti e do Aedes albopictus.

Segundo Roberto Laperriere, chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental da Sesa, a estratégia conta também com um aplicativo disponibilizado pela Fiocruz para inserção dos dados em um sistema georreferenciado. “A ovitrampa traz como proposta o monitoramento do vetor no território e é uma excelente estratégia, mesmo em municípios com baixo quantitativo de agentes de endemia”, destacou. Ele reforça que a ferramenta auxilia no direcionamento das ações em áreas com maior densidade de ovos.

Laperriere acrescenta que a metodologia é simples, de baixo custo e cientificamente comprovada. “A implementação acontece de forma escalonada, para alcançar cada vez mais municípios. Concomitantemente, realizamos o treinamento e a capacitação das equipes municipais”, explicou.

Atualmente, 34 municípios capixabas realizam o monitoramento das armadilhas. Na Região Norte de Saúde, participam Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Montanha, Pedro Canário, Ponto Belo, São Mateus e Nova Venécia. Na Região Central, estão Linhares, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, Sooretama, São Domingos do Norte e Vila Valério. Já na Região Metropolitana, fazem parte Afonso Cláudio, Aracruz, Fundão, Ibiraçu, Itaguaçu, Domingos Martins, Serra e Venda Nova do Imigrante. E na Região Sul, o trabalho ocorre em Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Iconha, Marataízes, Muniz Freire, Presidente Kennedy, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Mimoso do Sul e Rio Novo do Sul.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!

Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário