Repórter: Ruana Padilha / Ascom Sesau
Fotos: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Supervisão de Atenção Psicossocial, realizou, nesta semana, uma reunião interinstitucional para discutir o acesso dos usuários aos serviços de saúde mental nos municípios da III Região de Saúde. O encontro aconteceu no auditório do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), localizado no bairro Poço, em Maceió, e contou com a participação de representantes do MP/AL, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e secretários municipais de saúde de União dos Palmares, Branquinha, Murici, Novo Lino, Ibateguara e, também, de Santana do Mundaú.
A iniciativa teve como objetivo alinhar fluxos de atendimento, discutir a implantação de novos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e repactuar os acordos firmados em 2015 e 2016, visando fortalecer o cuidado em saúde mental de forma regionalizada. Durante a reunião foi discutido o Plano Estadual de Saúde Mental de Alagoas, elaborado em 2015, tomando como referência a III Região de Saúde; desenhos de fluxos de cuidado; a importância do fornecimento de recursos e incentivos para o fortalecimento da RAPS.
De acordo com a assessora técnica de Atenção Psicossocial da Sesau, Mariana Xavier, a proposta é ampliar a integração entre Estado, municípios e órgãos de controle, garantindo mais efetividade na assistência. “É fundamental atualizar os pactos já estabelecidos e avançar na estruturação da rede, para que possamos oferecer respostas mais rápidas e acolhedoras aos usuários que necessitam de cuidados em saúde mental, visando um cuidado mais integrado e efetivo”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância do encontro como estratégia para fortalecer a assistência na III Região de Saúde. “Esse encontro é muito importante porque nos permite alinhar estratégias de forma regional. A saúde mental exige um olhar integrado, que ultrapasse os limites de cada município. Com o apoio da Sesau e dos demais órgãos envolvidos, conseguimos pensar em soluções conjuntas para garantir que os usuários tenham acesso a um atendimento mais rápido, humanizado e de qualidade”, destacou.
Source link