Soberania depende de educação, ciência e inovação-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

03/12/2025

O conceito de soberania evolui historicamente. Frequentemente, está associado ao controle do território, à capacidade militar e à autodeterminação política. Entretanto, no século XXI, a soberania não é garantida apenas com fronteiras bem protegidas, nem com a afirmação da personalidade independente do Estado, de sua autoridade plena e governo próprio. Em tempos de interdependência global e rápidas transformações científicas, a verdadeira soberania de uma nação depende, cada vez mais, da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação.

  • Tarifaço: Lula liga para Trump, pede revogação de tarifas e defende atuação com EUA contra o crime

O domínio de tecnologias críticas é decisivo para reduzir a dependência externa em setores estratégicos como saúde, energia, defesa e agricultura. Durante a pandemia de Covid-19, o mundo presenciou episódios que demonstraram de maneira cabal essa vulnerabilidade.

  • Malu Gaspar: Toffoli decreta sigilo e transforma em caixa-preta ação de Vorcaro

Na saúde, a dependência de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) — fundamentais para a produção de imunizantes e medicamentos — mostrou quanto o país precisa fortalecer sua base científica e produtiva. Nesse contexto, instituições como a Fiocruz e o Instituto Butantan cumprem papel crucial para a soberania sanitária e tecnológica do Brasil. A vacina da dengue do Butantan, a primeira do mundo em dose única, é um claro exemplo do que a ciência brasileira pode produzir.

A defesa nacional também passa pela ciência. Dessa forma, o monitoramento por satélite da Amazônia e do Atlântico Sul, as questões de cibersegurança e o domínio da inteligência artificial são expressões modernas de proteção e autonomia. Além disso, a exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas feita pela Petrobras, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outros centros de pesquisa, é outro exemplo de como o conhecimento científico garante independência e desenvolvimento.

A inovação é o motor da soberania e do crescimento econômico. A trajetória da Embrapa transformou o Brasil em potência agrícola ao adaptar tecnologias às condições tropicais — um feito da inteligência nacional. E há um vasto campo de oportunidades: o país abriga a maior biodiversidade do planeta e possui reservas minerais e energéticas estratégicas. Usar esses recursos de forma soberana e sustentável exige pesquisa avançada em bioeconomia, biotecnologia e energias renováveis, além do combate à biopirataria.

Nenhum país será soberano se não formar seu próprio capital humano. A soberania intelectual depende da educação e da pesquisa. Atualmente, as universidades e os institutos públicos respondem por mais de 90% da ciência produzida no Brasil. São eles que, além de gerar e difundir conhecimento, formam cidadãos críticos e constroem a identidade científica e cultural do país.

A soberania brasileira no século XXI não se mensura somente por fronteiras ou exércitos, mas pela capacidade de produzir conhecimento e inovação. Experiências como as da Embrapa, da Petrobras, da Fiocruz e do Instituto Butantan demonstram que investir em educação, ciência, tecnologia e inovação é investir na soberania nacional. Um país que não domine o conhecimento ficará dependente do saber de outrem. Jamais será plenamente livre.

*Roberto Medronho é reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário