A stevia, ou estévia, é um adoçante natural que não faz mal à saúde, podendo ser indicada para ajudar a controlar a diabetes, promover a saúde cardiovascular e ajudar na perda de peso, por exemplo.
Obtido a partir da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, esse adoçante pode substituir o açúcar em sucos, cafés e bolos, ou em produtos industrializados, como refrigerante, suco processado, chocolate e geleia.
A stevia possui um sabor residual amargo e tem o poder de adoçar entre 200 a 300 vezes mais que o açúcar, sendo comercializada em farmácias ou lojas de produtos naturais, na forma de pó, granulado ou líquido.
Adoçante stevia faz mal?
O adoçante stevia não faz mal, sendo considerado um adoçante seguro para qualquer pessoa, incluindo mulheres grávidas ou amamentando, assim como crianças.
No entanto, a stevia deve ser usada de preferência com a indicação do médico ou nutricionista e dentro da quantidade máxima segura, que é de 4 mg por kg de peso corporal por dia.
Para que serve a stevia
A stevia pode ser indicada para:
1. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
Por não conter açúcar, a stevia pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, podendo ser benéfica para pessoas com diabetes.
Entretanto, é importante ressaltar que a stevia não é um medicamento e, por isso, não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.
2. Pode ajudar na perda de peso
Por possuir poucas calorias, a stevia diminui um pouco as calorias totais da dieta, podendo ajudar na perda de peso, principalmente quando se substitui o uso do açúcar.
No entanto, a perda de peso obtida com o uso da stevia é pequena e acontece por um período curto de tempo.
Assim, para emagrecer, deve-se manter uma alimentação saudável e variada, e praticar atividades físicas regularmente.
3. Possui efeito antioxidante e anti-inflamatório
A stevia contém compostos antioxidantes que protegem as células contra os danos causados pelos radicais livres.
Além disso, a stevia também pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo.
4. Promove a saúde cardiovascular
A estévia pode promover a saúde cardiovascular, ajudando a reduzir a pressão arterial e os níveis de gordura no sangue, por conter compostos chamados glicosídeos de esteviol.
Esses compostos ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e favorecem a diurese, facilitando no fluxo sanguíneo e na redução da pressão arterial.
A stevia também pode reduzir a inflamação e o estresse oxidativo no corpo, protegendo as artérias e reduzindo o risco de acúmulo de gordura no sangue.
5. Diminui o risco de cáries
Por substituir o açúcar, a stevia ajuda a manter a saúde oral, diminuindo o risco do desenvolvimento de cáries.
Isto acontece porque o açúcar pode favorecer o desenvolvimento da bactéria a Streptococcus mutans, que está relacionada com a cárie.
Como usar
A stevia pode ser usada para adoçar qualquer alimento ou bebida, como café e chá, por exemplo. Além disso, por se manter estável, a estévia também pode ser utilizada na confecção de bolos e biscoitos que vão ao forno.
A quantidade diária considerada segura de stevia é de até 4 mg por kg de peso corporal por dia.
Possíveis efeitos colaterais
De modo geral, a stevia é segura, mas pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, como náuseas, náusea, tontura e inchaço abdominal.
Quem não pode usar
Pessoas com diabetes, pressão alta ou problemas renais, assim como mulheres grávidas ou que estejam amamentando e crianças, devem usar a stevia somente com a indicação do médico ou nutricionista.
Além disso, pessoas que usam medicamentos ou suplementos de forma regular, devem usar a stevia somente com a indicação do médico. Isso porque este adoçante pode alterar os efeitos de alguns remédios e suplementos.
Conteúdo Relacionado