
Hospital Santa Rita, em Vitória. Foto: Divulgação
Em apenas cinco dias, o Espírito Santo viu o surto registrado no Hospital Santa Rita, em Vitória, mudar de escala e de diagnóstico. O número de pessoas sob investigação subiu de 96 para 140 nesta sexta-feira (7), um aumento de 46% desde segunda-feira (3). No mesmo período, o que era tratado como uma “etiologia desconhecida” passou a ter nome: histoplasmose, infecção causada pelo fungo Histoplasma capsulatum.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Até segunda-feira, a rede pública trabalhava sem saber o agente responsável pelo surto. Havia seis internados e dezenas de trabalhadores afastados. No fim do dia, a Sesa recebeu a primeira confirmação da Fiocruz: uma amostra havia reagido para histoplasmose.
Horas depois, mais oito amostras deram positivo. Nove confirmações em um único dia. “Os exames mostram que oito deram confirmados para histoplasmose”, afirmou o secretário da Saúde em rede social.
As nove amostras positivas pertenciam a oito funcionários do hospital e um acompanhante.
Internações caem, mas número de casos monitorados cresce
Ao mesmo tempo em que as confirmações aumentaram, as internações caíram. Nesta sexta-feira (7), o novo boletim mostra apenas duas internações — uma em UTI e outra em enfermaria. Uma alta hospitalar já foi registrada.
A queda nas hospitalizações, porém, não é sinal de estabilidade. O total de pessoas monitoradas cresceu, passando de 96 para 140 investigados.
Hoje, o quadro é:
- 30 casos já confirmados
- 138 sob acompanhamento
- 113 são trabalhadores do hospital
- 17 acompanhantes
- 10 pacientes
Investigação complexa e múltiplas coletas
De acordo com o Lacen/ES, três lotes de amostras já foram enviados à Fiocruz.
A investigação envolve:
- sorologia,
- exames diretos,
- cultura de amostras,
- sequenciamento genético.
O objetivo é confirmar se todos os casos são do mesmo agente ou se há infecções simultâneas. “É importante identificarmos quantas pessoas de fato foram atingidas por esse surto e eventualmente outras que não tenham sido problema da histoplasmose”, explicou o secretário.
O que é a histoplasmose
A histoplasmose é uma infecção causada pelo fungo Histoplasma, encontrado em fezes de aves e morcegos e em solo contaminado. Não há transmissão de pessoa para pessoa. A infecção ocorre por inalação de partículas do fungo. Pode ser assintomática, mas também evoluir para quadros respiratórios graves.
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



