Teste da Fiocruz prevê eficácia de remédio contra esclerose múltipla-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

28/01/2026

Cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desenvolveram um teste que prevê como pacientes de esclerose múltipla vão reagir aos efeitos do natalizumabe, medicamento mais utilizado para o tratamento contra a doença. A ferramenta pode revolucionar a forma como a terapia é realizada, pois já é capaz de determinar, com antecedência, a eficácia das substâncias no organismo, auxiliando na tomada de decisão de médicos e pacientes.ebc Teste da Fiocruz prevê eficácia de remédio contra esclerose múltipla-radardasaudeebc Teste da Fiocruz prevê eficácia de remédio contra esclerose múltipla-radardasaude

Publicada na renomada revista científica Nature Communications, a pesquisa consiste em analisar como as células sanguíneas reagem ao serem expostas ao medicamento. Por meio da análise com microscópio e com o auxílio de ferramentas à base de Inteligência Artificial, os cientistas puderam identificar padrões nas amostras coletadas e determinar a precisão dos testes, que pode passar de 90%.

A pesquisa foi desenvolvida em conjunto com cientistas da Bio-Manguinhos, Fiocruz Ceará, Universidade de São Paulo, Hospital Israelita Albert Einstein e Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde e Medicina da França. O alvo: a esclerose múltipla, doença autoimune que atinge o sistema nervoso central e pode comprometer gravemente a coordenação motora e a cognição. Ela ocorre quando há um erro nos linfócitos T-CD8, células que protegem o organismo de vírus e proliferação de tumores.

No corpo com a doença degenerativa, essas células se prendem em proteínas na parede dos vasos do cérebro, atravessam essa camada, confundem os neurônios com ameaças e os atacam por engano. O natalizumabe serve para impedir que essas células atravessem a parede dos vasos cerebrais.

Efetividade do tratamento

Mas não é todo mundo que responde bem a esta medicação. Segundo a Fiocruz, 35% dos pacientes seguem apresentando sintomas, mesmo com dois anos de tratamento. Um dos autores da pesquisa, Vinicius Cotta, explica que, apesar do natalizumabe melhorar o ciclo da doença, também pode gerar infecções virais no sistema nervoso central de determinados pacientes. Além disso, o tratamento não é barato, e daí vem uma das vantagens do teste.

“Como eles respondem in vitro a esse medicamento? De acordo com essa resposta, por análise microscópica e uma análise de inteligência artificial, eu consigo dizer se o paciente vai responder ou não [ao tratamento]. As células desse paciente não estão respondendo bem ao tratamento in vitro? É melhor não utilizar, porque senão ele vai ficar dois anos tomando aquele medicamento e não vai melhorar a doença, que é uma doença progressiva. Então, o médico, diante disso, define que aquele tratamento vai funcionar à parte para outro tratamento.”

Ouça também 🎧: Podcast VideBula: conheça histórias de pessoas que convivem com Esclerose Múltipla

Este é um dos passos que a Fiocruz vem adotando para combater a esclerose múltipla. Vinicius Cotta afirma que outro projeto envolve a criação de novos anticorpos, na etapa do tratamento da doença.

“Já há alguns dados de modelagem, dados in vitro. Já estamos na etapa de testes que a gente chama de pré-clínicos, de novos medicamentos que talvez já tenham uma patente depositada, que talvez tenham efeitos melhores e talvez vários desses problemas, ou de infecções ou de alguns pacientes não responderam ao tratamento, talvez ele seja melhor.”

Segundo os pesquisadores, os testes de eficácia ainda precisam ser simplificados e validados em mais pacientes, e a expectativa é que ele possa ser incorporado ao SUS até 2035.

* Sob supervisão de Sayonara Moreno.



Source link

Você pode se precisar disso:

Produtos Recomendados

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Ver na Amazon
Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Ver na Amazon
Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ver na Amazon
Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Ver na Amazon
Espaçador Inal-Air Infantil

Espaçador Inal-Air Infantil

Ver na Amazon

* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário