Ufac promove aula magna de 3 cursos EaD em educação inclusiva — Universidade Federal do Acre-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

09/09/2025

A Ufac, participante da formação a distância do Ministério da Educação (MEC), promoveu a aula magna “Desafios para a Inclusão Escolar: Articulações entre Gestão, Atendimento Educacional Especializado e Sala de Aula Comum”, referente ao início de três cursos de aperfeiçoamento vinculados ao Programa Transversalizar na Educação Inclusiva, do MEC, e destinados a profissionais da educação. O evento ocorreu na sexta-feira, 5, no Teatro Universitário, campus-sede.

No início da programação, houve apresentação do Coral Libras Viva, composto por intérpretes e surdos voluntários, sendo o primeiro coral de língua brasileira de sinais (Libras) do Acre. A aula magna foi ministrada por Washington Cesar Shoiti Nozu e mediada pela professora Nayra Suellen de Oliveira Martins. Os cursos, oferecidos na modalidade de educação a distância (EaD), têm carga horária de 180 horas, com 1.200 vagas distribuídas nos municípios de Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Os cursos são Formação Continuada para Professores da Educação Básica na Perspectiva da Escola Inclusiva; Caminhos de uma Gestão Educacional Inclusiva: Público-Alvo da Educação Especial — “Nenhum a Menos”; e Formação Continuada da Equipe Gestora para a Educação Inclusiva no Contexto da Educação Pública do Estado do Acre.

A coordenadora-geral do Programa Transversalizar na Educação Inclusiva, Joseane Lima Martins, agradeceu a presença dos envolvidos. O diretor de Ações de Extensão da Ufac, Francisco Gilvan Martins do Nascimento, representou a reitora e o pró-reitor de Extensão e Cultura.

Também compuseram o dispositivo de honra na abertura o vice-coordenador do curso de Pedagogia, Jorge Fernandes; a coordenadora do curso de aperfeiçoamento “Nenhum a Menos”, Ivanete Cerqueira; o coordenador do curso de Formação Continuada da Equipe Gestora, Pelegrino Santos Verçosa; a secretária municipal de Educação de Senador Guiomard, Maria Elisângela Martins da Silva, representando a Undime; representantes da SEE-AC, Lídia Cavalcante e Hadhianne Peres de Lima; e a assessora técnica do Conselho Estadual de Educação do Acre, Ângela Albuquerque.

Estiveram presentes na abertura a coordenadora do Centro de Apoio ao Surdo, Lindomar Araújo; a coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre, Cristina Nogueira; a coordenadora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do Acre, Geane Lira Machado, além de gestores da educação e professores.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)


Source link

Please follow and like us:

Deixe um comentário