Valparaíso-GO – Prefeitura inicia soltura de mosquitos com Wolbachia para combater dengue – Blog do Amarildo-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

09/09/2025

  • Município aposta em tecnologia inovadora, segura e sustentável para reduzir casos de dengue, zika e chikungunya

Nesta terça-feira (09/09), Valparaíso de Goiás deu um passo decisivo na luta contra as arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, com o início da soltura de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia, uma bactéria natural que impede a transmissão dos vírus.

A ação faz parte da Estratégia Nacional de Enfrentamento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz, e será realizada também em Brasília (DF) e Luziânia (GO). Juntas, as três localidades terão mais de 758 mil habitantes beneficiados pela iniciativa, que contará com liberações semanais durante 26 semanas consecutivas.

IMG 20250909 WA0004 Valparaíso-GO – Prefeitura inicia soltura de mosquitos com Wolbachia para combater dengue – Blog do Amarildo-radardasaude
Valparaíso-GO – Prefeitura inicia soltura de mosquitos com Wolbachia para combater dengue – Blog do Amarildo-radardasaude 4

O Método Wolbachia é reconhecido internacionalmente, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele consiste na soltura de mosquitos que carregam a bactéria Wolbachia, naturalmente presente em mais da metade dos insetos da natureza. Quando o Aedes aegypti com Wolbachia se reproduz, transmite a bactéria para os seus descendentes, tornando-os incapazes de transmitir dengue, zika e chikungunya.

“Em 2024, o DF foi uma das Unidades Federativas com maior número de casos e óbitos por dengue no país. A chegada do Método Wolbachia no DF, em Valparaíso e em Luziânia representa um avanço significativo nas ações do SUS e no combate às arboviroses nesta região”, destacou a vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Priscila Ferraz.

A iniciativa conta com a participação dos governos locais, que fornecem agentes de saúde e insumos para operacionalização. Já a Wolbito do Brasil, maior biofábrica de mosquitos com Wolbachia do mundo, atua no desenvolvimento e na produção em larga escala dos ovos utilizados.

“O trabalho conjunto entre Fiocruz, Ministério da Saúde, governos estaduais, prefeituras e a Wolbito do Brasil garante que essa solução, que é natural, segura e autossustentável, chegue à população. É um passo importante no enfrentamento da dengue e reforça o compromisso com a saúde pública e com o uso de tecnologias baseadas em evidências”, afirmou o CEO da Wolbito, Luciano Moreira.

Em Valparaíso, a iniciativa surge em um momento estratégico. Em 2024, o município registrou 8.841 casos de dengue, o que motivou a adoção de medidas mais eficazes para conter o avanço da doença.

O prefeito Marcus Vinicius (foto abaixo) destacou a importância da ação:

0P2A5502 Valparaíso-GO – Prefeitura inicia soltura de mosquitos com Wolbachia para combater dengue – Blog do Amarildo-radardasaude
Valparaíso-GO – Prefeitura inicia soltura de mosquitos com Wolbachia para combater dengue – Blog do Amarildo-radardasaude 5

“Estamos trazendo para Valparaíso uma tecnologia de ponta que une ciência, inovação e saúde pública. Esse método é mais um aliado que vem para somar aos esforços já realizados no combate ao Aedes aegypti e garantir que a saúde da nossa população continue avançando”.

O Método Wolbachia já foi implementado com sucesso em cidades como Niterói (RJ), onde os dados mais recentes indicam redução de até 88,8% nos casos de dengue. A experiência reforça a confiança na ciência e mostra que o caminho para o controle das arboviroses passa pela combinação entre inovação, prevenção e participação da população.

Mesmo com a nova tecnologia, a população segue com papel fundamental, mantendo os cuidados básicos contra o mosquito, como eliminar água parada e colaborar com os agentes de saúde.


Source link

Please follow and like us:

Deixe um comentário