A médica-veterinária alagoana Evelynne Marques de Melo, Doutoranda em Sociedade tecnologias e Políticas Públicas (SOTEPP-UNIMA-AL) e egressa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), esteve entre os brasileiros selecionados para participar do 13º Congresso Mundial de Alternativas e Uso de Animais nas Ciências da Vida (WC13).
O evento, em parceria com a FIOCRUZ, ocorreu, pela primeira vez, abaixo da linha do Equador, e nesta edição foi realizado no Rio de Janeiro debatendo os 3Rs: ‘reduction’ (redução), ‘refinement’ (refinamento) e ‘replacement’ (substituição). Assim, integra três mundos: saúde humana, animal e ambiental no uso de animais na pesquisa, regulamentação e ensino.
Evelynne Marques de Melo foi contemplada com um referencial criado dentro da UFAL enquanto Mestranda no Programa de Pós-Graduação Ciência animal, onde produziu modelos substitutos ao animal vivo para treinamento de etapa operatória de Ovariohisterectomia em cadelas e gatas e Orquiectomia em caninos domésticos.
“Me sinto feliz com a valorização do tema ‘métodos alternativos ao uso de animais’ aqui no Brasil, pois essa é uma preocupação que sempre carreguei e foi a razão de minha criação. A proibição brasileira atual está apenas para testes cosméticos, e o ambiente da Ciência necessita de estímulo para produzir novas alternativas às outras áreas que ainda usam animais em testes”, pontua a médica-veterinária.
O congresso mundial WC13 Rio 2025 reuniu especialistas internacionais e pesquisadores renomados, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Johns Hopkins, além de empresas exemplo no tema (L´Oréal, Unilever, P&G).
A Fiocruz conta, desde 2013, com o Centro Brasileiro para Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM-Brazilian Center for Validation of Alternative Methods), ligado a Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz).
Além de participar de comissões internacionais, desenvolver e validar métodos alternativos ao uso de animais na pesquisa e na educação, o BraCVAM tem como objetivo a formação de profissionais e a disseminação do conhecimento.
Coordenador do BraCVAM/Fiocruz e presidente do Congresso, Octavio Presgrave comenta que o WC13 provou que o Brasil não apenas chegou ao topo da Ciência mundial, mas está liderando o futuro da pesquisa ética e o Marco histórico se soma ao fato do Brasil proibir uso de animais em testes cosméticos: LEI Nº 15.183, DE 30 DE JULHO DE 2025.
FAQ sobre o congresso mundial WC13 Rio
O que é o congresso mundial WC13 Rio?
O 13º Congresso Mundial de Alternativas e Uso de Animais nas Ciências da Vida (WC13) é um evento em parceria com a FIOCRUZ, que debate os 3Rs: ‘reduction’ (redução), ‘refinement’ (refinamento) e ‘replacement’ (substituição). Dessa forma integra saúde humana, animal e ambiental no uso de animais na pesquisa, regulamentação e ensino.
Quem é a médica-veterinária convidada a participar do congresso?
A médica-veterinária alagoana Evelynne Marques de Melo é Doutoranda em Sociedade tecnologias e Políticas Públicas (SOTEPP-UNIMA-AL) e egressa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Qual foi a participação da médica-veterinária no congresso mundial?
A profissional foi contemplada com um referencial criado dentro da UFAL onde produziu modelos substitutos ao animal vivo para treinamento de etapa operatória de Ovariohisterectomia em cadelas e gatas e orquiectomia em caninos domésticos.
LEIA TAMBÉM:
O papel da inteligência artificial na prática veterinária moderna
Pressões da profissão comprometem a saúde mental de médicos-veterinários
Vet do futuro: o que esperar da Medicina Veterinária nos próximos anos?
Source link