Vitamina B12 sublingual: para que serve (e como tomar)-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

17/09/2025

A vitamina B12 sublingual é um suplemento indicado para tratar ou prevenir a deficiência de vitamina B12, especialmente quando há dificuldade de absorção pelo intestino, como em casos de uso prolongado de metformina ou doenças intestinais.

Esse suplemento pode conter metilcobalamina, que é a forma ativa da vitamina B12, estando disponível em comprimidos sublinguais de 500 e 1000 mcg, com nomes comerciais como Dozemast e MecoBe. Também existem versões com cianocobalamina, que é uma forma sintética da vitamina B12.

O uso do suplemento de vitamina B12 sublingual deve ser orientado pelo médico ou nutricionista, de acordo com a condição a ser tratada e os níveis da vitamina no sangue, para evitar possíveis efeitos colaterais.

Para que serve a vitamina B12 sublingual

A vitamina B12 sublingual serve para:

  • Tratar e prevenir a deficiência de vitamina B12;
  • Reduzir os níveis de homocisteína;
  • Auxiliar na recuperação de alterações neurológicas causadas pela deficiência de vitamina B12;
  • Tratar a anemia megaloblástica.

Esse suplemento pode ser indicado quando há dificuldade na absorção intestinal da vitamina B12, como nos casos de uso prolongado de metformina ou doenças intestinais, como doença de Crohn e síndrome do intestino curto.

Como funciona

A metilcobalamina ou cianocobalamina, formas da vitamina B12 sublingual, quando colocadas sob a língua são absorvidas diretamente pela mucosa oral.

A vitamina B12 sublingual permite uma ação rápida, elevando os níveis da vitamina no sangue em cerca de 15 minutos e mantendo-os estáveis por até 24 horas.

Os níveis de vitamina B12 adequados são importantes na produção de células do sangue, para a saúde dos neurônios e na formação do DNA. Entenda melhor para que serve a vitamina B12.

Como tomar

O comprimido de vitamina B12 sublingual deve ser colocado debaixo da língua e deixado dissolver totalmente, com a boca fechada, sem mastigar ou engolir. Pode ser tomado com ou sem alimentos.

A dose e o tempo de uso desse suplemento devem ser orientados pelo médico ou nutricionista, de acordo com a condição a ser tratada e os níveis de vitamina B12 no sangue.

Se uma dose for esquecida, recomenda-se tomá-la assim que possível. No entanto, o ideal é seguir o horário habitual, sem tomar doses extras.

Qual o melhor horário para tomar?

Não existe um melhor horário para tomar a vitamina B12 sublingual, que pode ser usada em qualquer momento do dia.

Porém, é recomendado evitar bebidas alcoólicas durante o uso da vitamina B12 sublingual, pois o álcool pode reduzir a absorção deste suplemento.

Vitamina B12 sublingual é melhor?

A vitamina B12 sublingual pode ser melhor para quem tem dificuldade em absorver a vitamina pelo sistema digestivo, já que é absorvida diretamente na boca, entrando rápido na corrente sanguínea.

Por outro lado, os comprimidos tradicionais de vitamina B12 também são eficazes para muitas pessoas. A escolha da melhor forma deve ser feita pelo médico ou nutricionista, considerando as necessidades e condições individuais.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns possíveis efeitos colaterais com o uso da vitamina B12 sublingual são perda de apetite, náuseas ou vômitos, diarreia e reações na pele, como vermelhidão, coceira ou irritação.

A vitamina B12 sublingual é considerada segura, provocando efeitos colaterais geralmente raros e leves.

Vitamina B12 sublingual engorda?

A vitamina B12 sublingual não contém calorias e, por isso, não engorda.

Porém, como a deficiência da vitamina B12 pode diminuir o apetite, a suplementação com este nutriente pode regular a fome, levando ao ganho de peso em algumas pessoas.

Quem não deve usar

A vitamina B12 sublingual não deve ser usada por pessoas com alergia a algum componente do suplemento e por crianças.

Também não é recomendada para pessoas com síndrome de má absorção de glicose-galactose, neuropatia óptica de Lebre ou ambliopia do tabaco, pois pode agravar essas condições.

Alguns medicamentos, como metformina, inibidores de bomba de prótons, antibióticos e anticonvulsivantes, podem interferir na absorção da vitamina B12, sendo importante informar o médico sobre todos os remédios em uso.

O uso durante a gravidez e a amamentação deve ser feito somente com orientação médica, assim como em casos de insuficiência renal, pois os riscos deste suplemento nessas condições ainda não são totalmente esclarecidos.

Leia também sobre:

Vitaminas e Minerais Essenciais: O Dicionário Completo Para Sua Saúde

Jejum Intermitente: O Que a Ciência Diz Sobre Essa Tendência?

Nutrição sustentável: Como Fazer Escolhas Alimentares Mais Conscientes

Obesidade no Brasil: números alarmantes, mude antes que seja tarde + mapa estatístico

O Guia do Iniciante Para Contagem de Macronutrientes (Macros)

Please follow and like us:

Deixe um comentário