A série Vozes da Saúde acaba de lançar nove novos episódios e alcança 169 relatos audiovisuais sobre práticas de saúde marcadas pela participação social, criatividade e compromisso com o bem viver individual e coletivo. Os novos vídeos surgem a partir de experiências apresentadas no 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI) — realizado de forma inédita no Rio de Janeiro entre 15 e 18 de outubro de 2025 — e apresentam um panorama das práticas integrativas e complementares em saúde (Pics) no Brasil e além dele, evidenciando sua diversidade e seus impactos no cuidado, na educação, na pesquisa e na gestão.
TCI no Reino Unido e PICS na Residência em Medicina de Família
No episódio conduzido pela psicóloga Liliane Alem-Mar, professora da Universidade de Essex (Reino Unido), o público conhece a trajetória da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) fora do Brasil. Ela explica como a abordagem brasileira, criada no Ceará no final da década de 1980 por Adalberto Barreto para lidar com vulnerabilidades sociais, vem sendo adaptada a diferentes contextos europeus — de imigrantes em situação de acolhimento a comunidades universitárias e grupos com sofrimento psíquico. Liliane relata os desafios de institucionalizar a prática em sistemas de saúde com outras lógicas de atenção, bem como as oportunidades de fortalecimento de redes comunitárias e valorização de saberes locais.
A médica Mayra Machado apresenta a experiência de integrar as Pics ao Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro. Ela detalha o mapeamento inicial de iniciativas isoladas na capital, a articulação entre serviços e formadores, e fala sobre os cinco seminários promovidos entre 2022 e 2024, como parte de uma força-tarefa para ampliação das práticas integrativas na residência de Medicina de Família.
Mais de 550 residentes foram formados em práticas como auriculoterapia, ventosaterapia, automassagem e outras abordagens voltadas ao cuidado integral. O episódio mostra como a iniciativa fortaleceu a capacidade de resposta das equipes de APS e estimulou novos projetos de pesquisa e ensino. A série Vozes da Saúde é produzida pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz em parceria com a VideoSaúde Fiocruz.
Terapias antroposóficas, ensino da auriculoterapia e transdisciplinaridade
O dentista e especialista em Pics Leonardo Figueiredo Pinto explica o desenvolvimento das terapias externas antroposóficas no SUS do Distrito Federal. O episódio mostra como as técnicas — que incluem compressas, banhos, cataplasmas e massagens — são utilizadas no cuidado de pessoas com dores crônicas, ansiedade, distúrbios metabólicos e condições inflamatórias. Leonardo detalha o processo de formação de profissionais, a construção de protocolos clínicos, a articulação com equipes multiprofissionais e os resultados percebidos pelos usuários.
Na produção sobre o ensino da auriculoterapia, a professora Dalvani Marques, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, narra como uma prática inicialmente aplicada em unidades básicas e nos alunos da universidade cresceu até se tornar um projeto estruturado de ensino e pesquisa, envolvendo estudantes de graduação, pós-graduação e serviços da rede municipal. O episódio destaca resultados clínicos, expansão da formação universitária, parcerias interinstitucionais e o potencial da auriculoterapia para reduzir uso de medicação, ampliar o autocuidado e diversificar possibilidades terapêuticas na APS.
No relato de Fernando Bignardi, médico e docente do curso de pós-graduação em Saúde Integrativa Transdisciplinar da Faculdade Oswaldo Cruz, emergem reflexões sobre práticas que rompem barreiras disciplinares. Trata-se da aproximação transdisciplinar no cuidado em saúde. O episódio apresenta atividades que reúnem médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores, assistentes sociais e familiares em processos colaborativos de cuidado. São discutidos estudos de caso, ferramentas de escuta profunda, abordagens interprofissionais e o impacto dessa visão na humanização dos serviços.
Inovação no ensino da massoterapia e formação em Pics
Os professores Ellison Cooper e Livia Gasparotto, do Instituto Federal do Paraná (campus Curitiba), apresentam a trajetória do curso de Massoterapia do IFP, que reúne conhecimento técnico, científico e práticas integrativas. O episódio destaca o currículo inovador, pautado pela formação integral do estudante, o uso de tecnologias assistivas e digitais, o foco em autonomia profissional e a ampliação de campos de prática em serviços públicos e privados. Eles também comentam sobre a importância do autocuidado como parte estruturante da formação.
A referência técnica Valeria Teixeira, da Secretaria de Saúde do Acre (Sesac), apresenta como se deu a formação em Pics para a Atenção Primária, tendo como foco a saúde mental, por meio do projeto Saúde e Bem Viver, criado pelo ObservaPics/Fiocruz. O episódio mostra como a formação alia práticas de autocuidado, abordagem comunitária e saberes tradicionais às rotinas de equipes multiprofissionais (eMulti) e de Saúde da Família (eSF). São discutidos desafios da saúde mental na APS, estratégias de acolhimento, experiências territoriais e as transformações percebidas nas equipes participantes.
Oncologia com Ayurveda, práticas integrativas e cordel
A anestesiologista Karine Muller apresenta a experiência pioneira do Hospital Vila Nova, em Porto Alegre (RS), que incorporou elementos do ayurveda ao cuidado perioperatório de pacientes com câncer. O episódio detalha protocolos de uso de dietoterapia ayurvédica, técnicas de respiração, massagens e práticas de relaxamento, além de estratégias de acolhimento emocional. Karine relata evidências de melhora no bem-estar geral, redução de ansiedade pré-operatória e maior adesão ao tratamento, reforçando o potencial da medicina tradicional indiana integrada à prática hospitalar.
Encerrando o lançamento, a médica e professora Paola Torres, especialista em Medicina Integrativa pela Universidade do Arizona, apresenta seu trabalho unindo ciência, tradição e arte por meio da literatura de cordel. O episódio mostra como o cordel é utilizado para comunicar princípios da medicina integrativa e dialogar com comunidades. Ela fala sobre o apoia a pessoas com câncer por meio do Instituto Roda da Vida, organização fundada pela própria autora que oferece acesso às PICS para cuidar da pessoa como um todo, não apenas da doença, e promove formação em Medicina Integrativa. Paola finaliza recitando um de seus cordéis, que sintetiza a potência cultural e emocional dessa forma de cuidado.
Acervo audiovisual em expansão
Além desses novos episódios, o acervo da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz reúne 189 vídeos nacionais e internacionais enviados ao 3º Congresso Mundial de MTCI, representando países como Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Peru, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Indonésia, Austrália e Israel. As produções refletem a diversidade de saberes e práticas integrativas em regiões historicamente sub-representadas, como África, Oriente Médio e Sudoeste Asiático, e abordam temas como yoga, aromaterapia, reiki, fitoterapia, terapia floral, homeopatia, MTC e TCI. Com esse conjunto crescente, o canal da IdeiaSUS Fiocruz no Youtube se consolida como uma das mais amplas iniciativas audiovisuais dedicadas à documentação e valorização das práticas integrativas no contexto do SUS e no cenário internacional.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



