Wolbachia reduz dengue em 63% em Campo Grande, revela estudo da Fiocruz-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

03/12/2025

Em 2024, a cidade registrou 86,4% de prevalência média do mosquito que impede a transmissão da dengue

Wolbachia reduz casos de dengue em Campo Grande em mais de 63%, aponta estudo
Mosquito com Wolbachia sendo observado pelo microscópio (Foto: Flávio Carvalho/WMP Brasil)

Um estudo da revista The Lancet Regional Health – Americas, publicado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) de Mato Grosso do Sul, confirma o impacto expressivo da soltura de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia na redução da dengue em Campo Grande.

A pesquisa que acompanhou 1.677 ovitrampas espalhadas pela capital aponta que houve queda de 63,2% na incidência da doença em 2024, em áreas nas quais a bactéria atingiu níveis estáveis após o período de soltura dos mosquitos com Wolbachia.

Conforme os dados da pesquisa, em 2024, a cidade registrou prevalência média de 86,4% da bactéria, e 89% das áreas monitoradas atingiram pelo menos 60% de prevalência, índice considerado essencial para a estabilidade da intervenção.

A análise de casos entre 2008 e 2024 mostrou uma mudança significativa no comportamento epidemiológico. 

Antes da Wolbachia, surtos ultrapassavam frequentemente 4.700 casos anuais. Após a intervenção, conforme a análise de dados, os números se estabilizaram em patamares menores.

A pesquisa realizada é resultado de uma ampla cooperação entre a Fiocruz Mato Grosso do Sul, Fiocruz Minas, universidades internacionais como Yale, Stanford e Johns Hopkins, Fundação Oswaldo Cruz, World Mosquito Program, além das secretarias Municipal e Estadual de Saúde. A iniciativa é financiada e coordenada pelo Ministério da Saúde.

O projeto – A Wolbachia é uma bactéria presente naturalmente em 60% dos insetos que impede a multiplicação do vírus da dengue dentro do Aedes aegypti, reduzindo sua capacidade de transmitir a doença. 

Em Campo Grande, a liberação ocorreu entre 2020 e 2023, envolvendo mais de 100 milhões de mosquitos distribuídos em seis grandes zonas urbanas.

A estratégia se destaca por não utilizar produtos químicos, integrar-se às ações de vigilância em saúde e manter-se de forma autônoma na população de mosquitos ao longo do tempo. 

A Fiocruz MS coordenou a execução local do estudo e o monitoramento epidemiológico, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde garantiu a logística territorial. A Secretaria Estadual de Saúde apoiou a iniciativa com estrutura física, veículos e equipe técnica.

Os autores ressaltam que a experiência de Campo Grande fortalece políticas públicas baseadas em evidências e contribui para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis no combate às arboviroses no Brasil.

Segundo os pesquisadores, o impacto epidemiológico observado em Campo Grande mostra que a técnica tem potencial para ser replicada em outros municípios do país.

Boletim Epidemiológico – O atual boletim epidemiológico da doença em Mato Grosso do Sul, publicado no dia 28 de novembro, mostra que de janeiro a novembro o Estado registrou 13.799 casos prováveis de dengue, sendo que 8.323 foram confirmados.

Entre os confirmados, foram registrados 18 óbitos. Em Campo Grande existem apenas 512 casos prováveis, tornando a capital do Estado o quinto município com os menores índices de casos do Mato Grosso do Sul, de acordo com o boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde).


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário