Com o compromisso de fortalecer as políticas públicas de saúde mental e aprimorar o cuidado ofertado à população, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), promove a capacitação “Nós na Rede”. O curso é voltado para profissionais que atuam nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município e do estado.
Com duração de seis meses, a formação acontece em formato híbrido, com aulas online diárias de quatro horas e um encontro presencial mensal, realizado na Faculdade Unime em Lauro de Freitas, no Centro. As aulas presenciais são ministradas por profissionais da FIOCRUZ e reúnem trabalhadores de diferentes áreas da saúde mental, promovendo momentos de integração, reflexão e prática.
O encontro presencial abordou o tema “Indicadores Sociais: Acolhimento e Cuidado a Pessoas com Transtorno Mental e em Conflito com a Lei”, que integra a Unidade 2 do curso. A discussão propôs uma reflexão sobre como fatores como raça, gênero e classe social influenciam o acesso e o tratamento em saúde mental, ressaltando a importância de um atendimento humanizado, ético e livre de estigmas nos serviços da rede.
A psicóloga sanitarista, Ana Alice Sena, educadora do projeto pela Fiocruz, explicou que Lauro de Freitas é um dos municípios contemplados nacionalmente pela iniciativa e ressaltou a relevância dos debates realizados. “É uma satisfação desenvolver essa formação no município, que integra uma iniciativa nacional presente em diversas cidades do país. Hoje estamos no terceiro dos seis encontros presenciais, debatendo os marcadores sociais e determinantes de saúde, que influenciam o cuidado em saúde mental e no atendimento a pessoas em conflito com a lei ou que fazem uso de álcool e outras drogas”, falou.
Durante os encontros presenciais, os participantes vivenciam oficinas, rodas de conversa e dinâmicas de grupo que aproximam a teoria do cotidiano dos serviços. Para a assistente social e técnica em saúde mental, Andresa Brito, que atua no Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) Infantil do município, o curso tem ampliado a compreensão e o olhar sobre o cuidado em saúde mental. “Esses momentos são muito enriquecedores, pois ampliam nossa prática e nos fazem enxergar a saúde mental para além do atendimento individual. O curso tem nos ajudado a compreender o conceito de saúde em sua totalidade, física, psicológica e social”, afirmou.
A ação reafirma o compromisso da gestão municipal com a formação continuada dos profissionais e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, valorizando o cuidado em liberdade e o protagonismo dos trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).




Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



